Recife: audiência na Câmara vai discutir situação do metrô

A reunião foi solicitada pelo vereador João da Costa (PT). Uma colisão entre dois trens, na última terça-feira (18), deixou mais de 60 pessoas feridas

qui, 20/02/2020 - 08:50
Carlos Lima/Câmara do Recife Carlos Lima/Câmara do Recife

A Câmara do Recife vai discutir a situação metrô da capital pernambucana. A reunião foi solicitada pelo vereador João da Costa (PT) depois que uma colisão entre dois trens, na última terça-feira (18), deixou mais de 60 pessoas feridas. A audiência pública será no dia 23 de março, no Plenarinho da Casa de José Mariano, às 9h.

Para o encontro, o petista convidará metroviários, representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e do Metrorec, especialistas, usuários e parlamentares da bancada federal de Pernambuco. O objetivo é discutir serviço e os impactos na mobilidade no Recife.

Desde o início do mandato, em 2019, João da Costa vem reiteradas vezes denunciando na tribuna da Câmara do Recife a falta de investimentos no metrô do Recife, um dos mais antigos e importantes modais nas grandes cidades brasileiras. Para o vereador, o sucateamento desse sistema de transporte público, por parte do Governo Federal, é uma tentativa de viabilizar a privatização do serviço. O petista lembra que o Metrorec está inserido num pacote já anunciado pela gestão Jair Bolsonaro (sem partido) de vender todo o sistema CBTU à iniciativa privada. Além do Recife, a companhia também possui operações nas cidades João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte.

“O metrô do Recife transporta, diariamente, quase 400 mil pessoas nas linhas Centro e Sul. Isso tem um impacto importante na fluidez do trânsito e na mobilidade do Recife e das cidades da Região Metropolitana. O que aconteceu ontem, por pouco, não terminou em mortes. É um retrato claro do sucateamento e desinteresse do governo federal em buscar alternativas para modernizar esse serviço sustentável e lucrativo. Em vez disso, o governo Bolsonaro coloca em risco vidas humanas, põe a população contra metrô e busca vender para a iniciativa privada", ressalta João da Costa.



O vereador do PT destaca que a audiência pública vai buscar unir os diversos segmentos da sociedade, ouvir os trabalhadores e usuários para encontrar saídas viáveis para sobrevivência do sistema metroviário no Recife.

*Com informações da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores