Governador prevê colapso na Saúde do Nordeste em 15 dias

Atrás apenas da região Sudeste, que detém quase metade dos infectados no Brasil, o Nordeste registra mais de 22 mil casos, o que representa 28,7% das confirmações do vírus no país

por Victor Gouveia qui, 30/04/2020 - 08:41
 Antonio Cruz/Agência Brasil Os representantes da região solicitam verbas federais para estender o atendimento aos pacientes contaminados Antonio Cruz/Agência Brasil

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que o sistema de saúde do Nordeste está a cerca de 15 dias do colapso. A declaração foi feita nessa quarta-feira (29) durante reunião com lideranças nacionais do partido.

Dias calculou que os casos da Covid-19 dobram a cada cinco dias e, consequentemente, há um aumento exponencial das mortes. Ele ainda relatou que já recebe pacientes do Ceará e de Pernambuco, Estados da região que mais sofrem com a pandemia. "Com base no que nós temos hoje, por volta do dia 15 ou 18 de maio vamos ter um colapso [da saúde]", expressou o governador, pontuando que a região Nordeste tem reunido dados diários e estudiosos avaliam o quadro. 

Ao avaliar a crise econômica sofrida pelos Estados, que têm dificuldade para receber os repasses do Governo Federal, Wellington também disse que sem os repasses fica difícil investir mais na saúde. "Eu aguento até 15 de maio, a partir daí é colapso. Não consigo fazer andar o plano da Covid-19 no Estado", salientou.

Atrás apenas da região Sudeste, que detém quase metade dos infectados no Brasil, o Nordeste registra mais de 22 mil casos, o que representa 28,7% das confirmações do vírus no país.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores