Exército investiga candidata por usar farda em santinho

Estatuto dos Militares proíbe que integrantes das Forças Armadas usem uniformes em manifestação de caráter político-partidária

sex, 02/10/2020 - 09:58
Reprodução/Instagram Andréa Firmo é candidata a vice-prefeita do Rio na chapa de Marcelo Crivella Reprodução/Instagram

O Exército instaurou um processo administrativo para apurar a conduta da tenente-coronel André Firmo (Republicanos), que é candidata a vice-prefeita na chapa do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos). Firmo aparece usando sua farda camuflada com boina azul em um "santinho" divulgado pela campanha, ao lado das imagens de Crivella e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O Estatuto dos Militares proíbe que integrantes das Forças Armadas usem "uniformes em manifestação de caráter político-partidária".

A candidata a vice-prefeita está classificada como "agregada, a fim de concorrer a cargo eletivo", ou seja, ela está afastada para disputar as eleições de 2020.

Firmo disse ao G1 que desconhece qualquer processo administrativo investigativo do Exército e que não foi notificada. A tenente-coronel afirmou que a roupa usada "representa um marco para as mulheres". A boina azul faz referência às Organização das Nações Unidades (ONU). A candidata diz que foi a primeira mulher brasileira a liderar base militar de observadores internacionais em Missão de Paz no Saara.

Ver essa foto no Instagram

“Me diga com quem tu andas, que direi quem tu és.”

Uma publicação compartilhada por Marcelo Crivella (@mcrivella) em

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores