Ana Arraes deve ser eleita presidente do TCU nesta quarta

A ministra é a mais antiga na Corte que não assumiu ainda o comando do Tribunal

qua, 02/12/2020 - 09:26
TCU TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve eleger, nesta quarta-feira (2), a ministra Ana Arraes como presidente do órgão. Arraes, que está no TCU desde 2011 por indicação da Câmara dos Deputados, deve ser conduzida ao cargo durante uma eleição protocolar, já que tradicionalmente os ministros mais antigos que ainda não ocuparam o posto são elevados ao comando da Corte. Ela vai substituir o também pernambucano José Múcio.

 Além dela, o ministro Bruno Dantas deverá ser eleito vice-presidente do Tribunal. O mandato deles é de um ano, prorrogável por mais um. A apuração dos votos será feita no início da sessão, às 14h30, com transmissão pelo canal do TCU no YouTube.

Devido ao formato atual das sessões, que ocorrem telepresencialmente, será empregado o sistema de voto por sobrecarta fechada, previsto no inciso II, § 7º, art. 24 do Regimento Interno. As cédulas e envelopes foram encaminhados aos gabinetes dos ministros na semana passada e devolvidos na última sexta-feira (27), já lacrados e assinados. A apuração ficará a cargo da Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva. 

A cerimônia de posse está marcada para a próxima semana e o exercício da gestão começa em 1º de janeiro de 2021. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores