João Campos é diplomado em cerimônia remota do TRE-PE
Além do jovem prefeito, foram habilitados também os 39 vereadores eleitos do Recife
O prefeito eleito do Recife João Campos (PSB) e sua vice Isabella Roldão (PDT) foram diplomados nesta sexta-feira (18), em sessão remota transmitida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Além de Campos, foram habilitados também os 39 vereadores eleitos do Recife. A cerimônia foi iniciada às 10h. Os diplomas foram entregues pelo Des. Frederico Neves e pela presidente da Junta Eleitoral, a juíza Sandra Prado.
Os prefeitos vizinhos Anderson Ferreira (PL), reeleito em Jaboatão dos Guararapes, e Professor Lupércio (SD), reeleito em Olinda, serão diplomados na próxima cerimônia, às 15h desta sexta (18).
Eleito, o peessebista iniciou seu discurso falando que “poucas pessoas” tentaram “demonizar a política” na cidade do Recife, mas que conseguiu, junto ao TRE-PE, “fazer o exercício de uma eleição que pode, mais uma vez, fortalecer a democracia na nossa cidade”.
O prefeito mais jovem da história do Recife, de apenas 27 anos, agradeceu a confiança da população e a oportunidade de poder governar, destacando a particularidade da sua idade.
“A gente sabe que essa eleição imprimiu um desafio muito grande nos quatro cantos do nosso país. O dever e responsabilidade de não abrir mão da democracia. O debate é importante, tivemos a oportunidade de ter uma disputa acirrada na cidade do Recife, e a soberania popular pôde julgar os projetos apresentados. Agradeço aos mais de 447 mil recifenses que confiaram na nossa trajetória e deram a oportunidade a um jovem de 27 anos de poder governar a nossa cidade. Toda essa confiança só tem uma forma de ser retribuída, com trabalho, zelo, dedicação e muita responsabilidade”, disse durante a cerimônia.
Frederico Neves também ressaltou a juventude de João Campos, o simbolismo da sua eleição e mencionou a “certeza de um futuro promissor”. “Esses diplomas, que acabaram de receber, simbolizam mais do que uma vitória nas urnas. O ano de 2021 trará novas energias, ideias e práticas”, ressaltou o desembargador.
Para finalizar, o prefeito eleito falou sobre novos caminhos e que “já se sente pronto para começar”. “Agradeço mais uma vez ao TRE-PE em nome do presidente Frederico Neves e digo a todos e todas que nos acompanham: Vamos juntos, poder unir o Recife e poder construir esse futuro que a gente sonha. Muito obrigado”, concluiu.
Confira o discurso de João Campos na íntegra
A gente sabe que essa eleição imprimiu um desafio muito grande nos quatro cantos do nosso país, o dever da responsabilidade de não abrir mão daquilo que é a coisa mais sagrada que nós temos em nosso país que é a democracia. Para a democracia ser exercida, o estado democrático de direito pleno, a gente precisa de uma justiça que funcione e que tenha sensibilidade, que permita o exercício da dita democracia.
O TRE-PE fez um trabalho muito bem feito, com competência, com zelo e com respeito. Graças à posição coerente, firme e ao mesmo tempo serena do tribunal, foi possível realizar uma eleição importante no nosso estado de Pernambuco.
Nós vimos durante muito tempo poucas pessoas, mas em um som estridente, querendo demonizar a política. Nós conseguimos, juntos com o TRE-PE, fazer o exercício de uma eleição que pode, mais uma vez, fortalecer a democracia na nossa cidade. O debate é importante, tivemos a oportunidade de ter uma disputa acirrada na cidade do recife, mas onde o debate foi feito, as ideias foram colocadas e a soberania popular pode julgar os projetos apresentados.
Aqui eu quero agradecer aos mais de 447 mil recifenses que confiaram na nossa trajetória e deram a oportunidade de um jovem de 27 anos poder governar a nossa cidade. Toda essa confiança só tem uma forma de ser retribuída, é com trabalho, com zelo, com dedicação e com muita responsabilidade.
O tempo que nós vivemos não é um tempo de soluções triviais, um tempo que vai exigir muita ousadia, inovação, capacidade de juntar as pessoas para poder vencer os desafios que, repito, não são triviais. Nós estamos na maior crise que todas as gerações vivas já viveram. Isso vai cobrar das instituições brasileiras a firmeza necessária para atravessar esse momento desafiador.
Eu sei, e sempre disse ao longo da campanha, que não seria simples esse futuro, mas que a nossa disposição, ânimo, vontade de poder vencê-lo e construir alternativas de solução para a vida das pessoas era o que mais nos motivava. Como dizia meu pai, Eduardo Campos, agora chegou o tempo de transformar propostas em realizações. Chegou o tempo de poder inaugurar vida na vida das pessoas, que a gente possa olhar sempre para o passado, não com saudade, mas com referência e olhar para o futuro como o espaço que a gente quer viver e que a gente quer construir.
Miguel Arraes dizia que é importante a gente ter dignidade para amanhecer todos os dias, e construir com muito trabalho, com união, com proposta e competência aquele futuro que deve ser feito, visando sempre o enfrentamento do maior problema que nós temos que é a desigualdade social.
Quero dizer que faltam poucos dias e eu já me sinto pronto para começar. Agradeço mais uma vez ao TRE-PE em nome do presidente Frederico Neves e digo a todos e todas que nos acompanham: Vamos juntos, poder unir o Recife e poder construir esse futuro que a gente sonha. Muito obrigado.