Luana fala do tratamento precoce e cita terraplanismo

Para a médica Luana Araújo, falar do tratamento precoce é o mesmo que debater sobre "de que borda da Terra plana vamos pular"

qua, 02/06/2021 - 12:03
Waldemir Barreto/Agência Senado Luana Araújo em depoimento à CPI da Pandemia Waldemir Barreto/Agência Senado

A médica infectologista Luana Araújo, que depõe à CPI da Pandemia nesta quarta-feira (2), disse que falar sobre o tratamento precoce diante da Covid-19 é o mesmo que debater sobre "de que borda da Terra plana vamos pular". O terraplanismo é uma das defesas dos adeptos ao bolsonarismo no país.

Ressaltando a falta de eficácia comprovada da cloroquina contra a doença causada pelo novo coronavírus, ela foi direta ao tratar sobre o assunto: "Ainda estamos aqui discutindo uma coisa que não tem cabimento. É como se estivéssemos discutindo de que borda da terra plana vamos pular. Não tem lógica”.

A médica ainda complementou que é a favor de uma terapia precoce contra a Covid, caso o tratamento realmente exista: "Todos nós somos favoráveis a uma terapia precoce que exista. Quando ela não existe, não pode ser uma política de saúde pública. Essa é uma discussão delirante, esdrúxula, anacrônica e antiproducente”.

Luana também argumentou que quem defende algo sem comprovação científica expõe a população a situações de vulnerabilidade.

“Eu vi declarações de muitas pessoas, também do presidente. A gente precisa multiplicar lideranças com informações corretas. Na hora que qualquer pessoa, independente do seu cargo, sua posição social, defende algo que não tem comprovação cientifica você expõe a população do seu grupo a uma situação de vulnerabilidade”, declarou.

A Dra Luana Araújo frisou ainda que quem defende tratamento precoce está sujeito a responsabilização pela consequência disso. “Todo mundo que diz isso tem responsabilidade do que acontece depois”.

COMENTÁRIOS dos leitores