Bolsonaro diz que passaporte sanitário deve ser vetado

Ele ressaltou que confia no Congresso para derrubar a proposta do certificado que viabiliza a circulação e viagens de imunizados contra a Covid-19

ter, 15/06/2021 - 10:40
Isac Nóbrega/PR Bolsonaro ao lado do ministro da Saúde Marcelo Queiroga em audiência com a Pfizer Isac Nóbrega/PR

Na manhã desta terça-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro indicou que o Brasil não vai adotar o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS), documento que permite a viagem e a circulação de vacinados em espaços públicos e privados. Ele mostrou confiança no Congresso para vetar o Projeto de Lei (PL).

Em nova aparição aos apoiadores que se aglomeram diariamente em frente ao Palácio do Alvorada, Bolsonaro questionou o CSS em referência ao documento de livre trânsito utilizado na União Europeia: “o que tu acha do passaporte da Covid?".

Sem a resposta dos presentes, ele mesmo se posicionou em tom irônico. “Sem comentário. A vacina vai ser obrigatória no Brasil? Sem cabimento. Ai alguns falam: para você viajar precisa ter um cartão de vacinação. Olha, cada país faz suas regras. Se para viajar para tal país você tem que tomar tal vacina, você não entra. Agora nós fazemos... obrigar todo mundo tomar vacina”, disse.

O líder do Executivo também apontou que vai vetar a lei, mas que cabe ao Congresso derrubar o veto, por isso a decisão será respeitada. “Eu não acredito que passe no parlamento. Se passar o veto… O parlamento tem o direito de derrubar o veto. Se derrubar, é lei”, afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores