CPI: Rosa Weber suspende convocação de governadores

A liminar ainda deve ser analisada pelo plenário da Corte

por Jameson Ramos seg, 21/06/2021 - 19:23
Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil

Nesta segunda-feira (21), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, suspendeu as convocações de nove governadores para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. A liminar ainda deve ser analisada pelo plenário do Supremo.

A decisão da ministra deixa em aberto a possibilidade de os governadores irem depor voluntariamente quando chamados pela Comissão. “Pelas razões expostas, defiro o pedido de medida cautelar, ad referendum do Plenário desta Corte – e para tanto estou a solicitar, nesta mesma data, ao Presidente do STF, a inclusão desta ADPF em sessão virtual extraordinária -, suspendendo as convocações dos Governadores de Estado realizadas no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada no Senado Federal (CPI da Pandemia), sem prejuízo da possibilidade do órgão parlamentar convidar essas mesmas autoridades estatais para comparecerem, voluntariamente, a Reunião da Comissão a ser agendada de comum acordo”, determinou Weber.

COMENTÁRIOS dos leitores