Movimento quer modificar frase da bandeira brasileira

A sugestão é a adição da palavra Amor, antes do Ordem e Progresso já estampados

por César Lui qui, 18/11/2021 - 10:34

Uma ideia do Movimento Amor na Bandeira sugere modificar a frase do símbolo nacional como princípio de mudança na política e sociedade. Segundo a proposta, “Amor, ordem e progresso” seria a nova frase estampada na parte branca da bandeira brasileira e buscando apoio, foi marcada uma reunião no Zoom aberta ao público para esta sexta-feira (19) onde a proposta será discutida.

O projeto de lei publicado no portal Mudamos já conta com mais de 3,7 mil assinaturas apoiando a causa, que tem como meta inicial 10 mil apoios. Na página, espera-se no final alcançar 1,7 milhão de apoiadores.

A proposta explica a razão para a sugestão da mudança: “Sabemos que a bandeira é o maior símbolo de uma nação. Na nossa bandeira, o símbolo ‘Ordem e Progresso’ foi inspirado no lema ‘O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim’, mas o amor não está inscrito em nossa bandeira”.

Com as assinaturas concluídas, o projeto será encaminhado para a análise do Congresso Nacional. Antes, pensado inicialmente por um grupo pequeno de amigos, o Movimento cresceu e conquistou o apoio de pessoas influentes como o rapper Emicida, o humorista pernambucano Murilo Gun e o designer Hans Donner, por exemplo.

Em sua participação no PodPah, no dia 15 de julho deste ano, Emicida falou sobre em entrevista, citando o atual momento político do país e relacionando as políticas públicas contra Covid-19. “A gente chegou no lugar onde a gente chegou por um trinfo do ódio, separatismo. Qual o antídoto do ódio? O amor irmão”, iniciou.

“A palavra amor precisa entrar na bandeira do Brasil não porque somos um povo ‘paz e amor’, precisa entrar porque todas as vezes no futuro nas quais a gente olhar e se perguntar porque amor entrou na bandeira do Brasil, a gente precisa lembrar que a ausência do amor, como política pública, custou a vida de 530 mil pessoas que era seu amigo, sua namorada, seu primo, vizinho, família”, desabafou.

A ideia do Movimento não é exatamente nova, já que em 2003, um projeto de lei do ex-deputado federal Chico Alencar (PSOL), hoje vereador no Rio de Janeiro, propôs a adoção do lema, sem sucesso, sendo arquivado e desarquivado por três vezes em 2007, 2011 e 2015.

Confira trecho da fala de Emicida sobre o assunto:

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores