Bolsonaro é recebido com ópera nazista nos 80 anos da FAB

A obra apresentada pela orquestra sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB) fazia parte do repertório de propaganda nazista

ter, 30/11/2021 - 08:24
Isac Nóbrega/PR Bolsonaro desce de avião presidencial acompanhado da primeira-dama Michelle Isac Nóbrega/PR

Na noite dessa segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro foi recepcionado por um hino nazista no aniversário de 80 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). A ópera aplaudida pelo presidente foi usada por Adolf Hitler como propaganda de doutrinação contra judeus.

No evento fora da agenda, Bolsonaro esteve acompanhado do ministro da Defesa, general Braga Netto, e do comandante da FAB, o tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. A comemoração também marcou a estreia da orquestra sinfônica da instituição.

Uma das escolhas para o concerto foi a ópera "Os Mestre-Cantores de Nuremberg", do alemão Richard Wagner, um dos maiores ídolos de Hitler. Com quatro horas de duração, a banda militar se privou a tocar dez minutos da composição.







LeiaJá também: Governo Bolsonaro é acusado de flertar com o nazismo

Wagner participava do grupo conservador dos "nacionalistas alemães" e morreu antes de ver a ascensão do Führer, mas sua obra era comum em comícios nazistas.

Ele também teria publicado o panfleto “Sobre o Judaísmo na Música”, no que desprezava os compositores judeus da época, como Mendelssohn-Bartholdy e Giacomo Meyerbeer.







Até o momento, a FAB não se posicionou sobre a escolha do repertório.







Nazismo na Cultura





A obra de Wagner já havia sido aproveitada pelo Governo Bolsonaro. Em janeiro do ano passado, o polêmico discurso que demitiu o ex-secretário da Cultura, Roberto Alvim, foi ambientado com uma música do compositor alemão ao fundo. Em sua fala, ele reproduziu citações do ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.  

Na ocasião, Bolsonaro publicou uma nota para repudiar as ideologias totalitárias e definiu o pronunciamento de Alvim como "infeliz".

COMENTÁRIOS dos leitores