Vereador sugere que cães de rua virem alimento de leões
Antônio Bezerra Franco, de Tucumã (PA), causou polêmica ao refutar um projeto de lei que defenderia os animais abandonados
O vereador Antônio Bezerra Franco (PSB), o Cangaia, chamou atenção ao comentar a respeito da situação de cães e gatos de rua durante uma sessão ordinária na Câmara dos Vereadores de Tucumã, no Pará. A pauta tratava da situação dos animais de rua que, para o parlamentar, deveriam ser oferecidos como alimento para os leões do zoológico local.
O projeto de lei apresentado pela vereadora Davina Rodrigues (MDB), que propõe a destinação de R$ 40 mil anualmente para os cuidados com os animais de rua da cidade, era discutido quando Antônio Bezerra expôs sua opinião. Para ele, o município precisa conter a população animal espalhada pela rua de forma definitiva. “Quem tem animal tem que cuidar. Os que estão na rua, uns caras passam de carreta, recolhem, fazem exames e levam para o zoológico.Os caras colocam os gatinhos no lixão e vai espalhando pela cidade. Gato é muito pequeno, acho que não dá nem uma dentada para um leão, mas quem tem seus cachorros tem que cuidar”, disse.
Em outro momento, durante a sessão, quando questionado se o vereador estava propondo que cães e gatos de rua fossem mortos, ele respondeu. “É, ué. Leva para o zoológico, coloca para fazer exames e lá eles comem, os leões e as onças”.
[@#video#@]
Dias mais tarde, o vereador Cangaia se justificou, durante entrevista ao SBT Tucumã, e disse que suas palavras haviam sido distorcidas. “Jamais vou pensar em fazer isso. As pessoas às vezes distorcem e tiram as palavras da boca da gente. O povo de Tucumã me conhece e sabe da minha força de vontade de ver acontecer o melhor para nossa cidade. Eu relatei na época que já aconteceu isso em algumas cidades. Mas aí, houve distorções e colocaram palavras na minha boca de algo que não está no meu coração”.