STJ julga se Deltan deve pagar indenização a Lula

Ação avalia a exposição do ex-presidente no conhecido Powerpoint da Lava Jato, apresentado pelo ex-procurador Deltan Dallagnol acusando Lula de ser o chefe de um esquema de corrupção

ter, 22/03/2022 - 13:31

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar, nesta terça-feira (22), uma ação indenizatória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-procurador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dellagnol. Na ação, Lula pede uma indenização de R$ 1 milhão pelos danos causados por um slide que Deltan apresentou quando comandava a força-tarefa, em 2016, em que apontava Lula como o chefe de um esquema de corrupção.

No pedido, Lula alega que Deltan agiu de forma abusiva e ilegal. A ação do ex-presidente já foi rejeitada na primeira e segunda instância da Justiça de São Paulo. A defesa apresentou um recurso no STJ, que será julgado pela 4ª turma da corte.

Deltan acredita que a ação é uma retaliação de Lula. “A minha expectativa é que ele vá perder, como ele perdeu na primeira instância, que é extremamente técnica, de juízes concursados, como ele perdeu do mesmo modo na segunda instância, eu acredito que ele vai perder na terceira, porque o recurso dele é contra toda a jurisprudência do STJ e do STF. Então a gente quer esperar, a gente confia que a justiça vá produzir um trabalho técnico e vá rejeitar essa pretensão absolutamente descabida dele”, afirmou em entrevista à Jovem Pan.

COMENTÁRIOS dos leitores