Ipespe: 56% desaprovam perdão de Bolsonaro a Silveira
Conforme a pesquisa, mais da metade dos brasileiros reprovou a graça presidencial e acredita que a decisão vai impactar nas urnas
A pesquisa XP/Ipespe revelou, nesta sexta-feira (6), que mais da metade dos brasileiros discordam da graça concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para livrar o deputado federal Daniel Silveira (PTB) da prisão. Condenado a oito anos de reclusão por agredir ministros do STF verbalmente e estimular a crise institucional, o correligionário está solto após receber o perdão presidencial.
Conforme o levantamento, 56% dos entrevistados desaprovam o benefício concedido por Bolsonaro. Para 29%, o presidente agiu certo, e 15% não responderam.
Reflexo negativo
Sobre o impacto negativo que a determinação levaria à candidatura do atual presidente, 35% responderam que as chances de reeleição diminuem. Outros 31% indicaram que o perdão não vai influenciar os eleitores e 20% afirmaram que Bolsonaro pode receber mais apoio. 14% não souberam responder.
A pesquisa XP/Ipespe aponta que entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 2 e 4 de maio, e o estudo tem a confiança de 95,5%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.