'Quase negra, mas inteligente', diz candidato a jornalista

Declaração de teor racista foi feita por Silvio Mendes, que disputa o Governo do Piauí pelo União Brasil

por Vitória Silva qui, 01/09/2022 - 10:08
Reprodução/Redes Sociais Silvio Mendes e Katya Dangeles durante sabatina Reprodução/Redes Sociais

O candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), fez um comentário de teor racista para a jornalista Katya Dangeles, durante uma sabatina na TV Meio Norte, na noite da quarta-feira (31). Ao responder a uma pergunta sobre seus projetos para as minorias sociais, o postulante começou a fala dizendo que conhece Katya há alguns anos e que sabe que ela é “quase negra na pele, mas é inteligente”, e, por isso, conseguiu abraçar as oportunidades que recebeu.  

Embed:
 

"Eu que te conheço há tantos anos imagino quantas discriminações você não sofreu", pontuou Mendes. Como a entrevista era transmitida ao vivo, a repercussão entre os espectadores logo chegou às redes sociais e muitos consideraram a fala do candidato como “racista” e “infeliz”.

A assessoria de Silvio se pronunciou sobre a declaração e afirmou que o candidato reconheceu o erro e já havia pedido desculpas diretamente à jornalista (íntegra abaixo). Katya, que se identifica como uma mulher negra, não quis se manifestar sobre o caso. 

Silvio Mendes é médico, já foi prefeito de Teresina, capital do Piauí, e agora tenta o Governo do Estado com o apoio do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e do presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua proposta é a de tirar o Partido dos Trabalhadores do poder, após sete anos de domínio. Atualmente, o executivo estadual é gerido por Regina Sousa (PT), vice de Wellington Dias (PT), que se afastou do cargo em março deste ano para concorrer ao Senado Federal.

Abaixo, leia a íntegra da nota assinada pela assessoria do candidato: 

Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se: 

Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro.

COMENTÁRIOS dos leitores