Saiba quem é Danilo Cabral, candidato a governador de PE

Conheça melhor a trajetória do parlamentar que é a aposta do PSB para manter a hegemonia no comando da gestão estadual

por Jameson Ramos qui, 29/09/2022 - 12:00
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Danilo Cabral em comício Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Filiado ao PSB desde 1990, Danilo Jorge de Barros Cabral, ou apenas Danilo Cabral, tem 55 anos, e é a aposta dos socialistas para continuar a hegemonia política da legenda em Pernambuco. O parlamentar está no seu terceiro mandato como deputado federal, tendo sido eleito pela primeira vez em 2010.

Nascido em Surubim, Agreste de Pernambuco, Danilo se formou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Administração Pública pela Universidade de Pernambuco (UPE). Também é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). 

Antes de entrar no mundo do Legislativo, foi diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Governo do Estado (1995) e diretor de Administração Geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (1996). Assumiu também a diretoria geral do Tribunal de Contas de Pernambuco (1999) e, logo depois, a Secretaria de Administração do Recife (2001-2003), durante o governo de João Paulo (PT). 

Em 2004, disputou pela primeira vez uma vaga ao Legislativo municipal, conseguindo ser eleito vereador do Recife com 10.013 votos. No ano de 2006, o parlamentar foi escolhido para ser o coordenador da campanha de Eduardo Campos ao Governo de Pernambuco, que saiu vitorioso contra o então governador Mendonça Filho, que tentava ser reeleito. 

Danilo Cabral foi convidado para assumir a Secretaria de Educação no primeiro ano de governo de Eduardo, sendo responsável pela ampliação da educação integral e do ensino profissional. Com 120.871 votos, conseguiu se eleger deputado federal pela primeira vez em 2010, mas se licenciou para assumir a Secretaria das Cidades no segundo mandato de Eduardo Campos.

No ano de 2014, disputou pela segunda vez consecutiva a vaga de deputado federal e conseguiu manter o mandato após 113.588 mil pernambucanos depositarem nele o voto. Pediu licença do cargo para comandar a pasta de Planejamento e Gestão de Pernambuco em 2015, primeiro ano do Governo Paulo Câmara. 

Impeachment Dilma 

Em 2016, deixou a secretaria para reassumir o mandato de deputado. Neste ano, inclusive, Danilo Cabral foi um dos responsáveis pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Essa participação de Danilo no afastamento da petista, inclusive, é vista nos bastidores da política como uma das justificativas para que a militância petista não esteja tão empenhada na sua candidatura ao Governo de Pernambuco. 

Marília Arraes (Solidariedade), que saiu do PT por não aceitar esse alinhamento do partido com os socialistas, atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto e conta com um forte apoio da militância do ex-presidente Lula no Estado, que apoia Cabral atualmente, mas não consegue fazer o deputado deslanchar.

Para se ter noção, Danilo disputa voto a voto com Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (União Brasil) para ver quem vai chegar a um possível segundo turno contra Arraes.

Terceira eleição e perda de votos

Em 2018, Danilo Cabral conseguiu 91.635 votos, a menor votação que recebeu desde 2010. No entanto, o número garantiu que o pessebista mantivesse Brasília como seu local de trabalho. 

COMENTÁRIOS dos leitores