Conheça Anderson Ferreira, candidato ao Governo de PE

De ex-prefeito de Jaboatão a nova aposta de Jair Bolsonaro, postulante do PL tenta sua primeira entrada no Executivo estadual

por Vitória Silva sex, 30/09/2022 - 15:39
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Anderson Ferreira, candidato do PL ao Governo de Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Em março deste ano, Anderson Ferreira, do Partido Liberal, deixou seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para entrar na disputa pelo Governo de Pernambuco. Com experiência no Executivo, o recifense migra para a esfera estadual como o novo cabo eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, de quem hoje é companheiro de partido. Além do PR, o ex-prefeito também tem na sua comitiva o empresário Gilson Machado, antes ministro do Turismo de Bolsonaro e agora candidato ao Senado Federal. 

O político começou a carreira em 2010, quando se candidatou a deputado federal pelo então Partido da República (PR). Recebeu 48.435 votos e entrou na Câmara pelo cálculo da média. Cumpriu o mandato de 2011 a 2014. Em 2014, candidatou-se a deputado federal novamente, ainda pelo PR. Em 2016, ainda pelo PR, disputou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes pela primeira vez.  

Em 2017, se filiou ao PL, partido pelo qual concorreu à reeleição em 2020. Ganhou no 1º turno com 54,28% dos votos válidos, que correspondem a 144.586 votos. 

Família e conservadorismo 

Como indica o sobrenome, Anderson integra o tradicional grupo dos Ferreira, uma das muitas famílias com influência política e empresarial no estado. É filho de Manoel Ferreira da Silva, também empresário do ramo imobiliário, pastor evangélico e deputado estadual há oito mandatos. Manoel atualmente é filiado ao PL e ocupa assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desde 1986. 

Seu irmão, o deputado federal André Ferreira, também do PL, coordenou sua campanha ao Governo e foi articulador da pré-campanha local do Presidente da República. O cunhado de Anderson, Fred Ferreira, também está na política pernambucana como vereador. 

A velha-nova geração dos Ferreira deve manter vivas as impressões políticas já causadas pelo patriarca, que nunca negou o espectro da direita conservadora. Apesar do afastamento, até a última campanha, Anderson também era aliado de Fernando Bezerra Coelho (MDB), que já foi líder de Jair Bolsonaro no Senado Federal e é pai de Miguel Coelho (União Brasil), também candidato ao governo pernambucano. 

Prefeitura 

Assumiu a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes pelo Partido Liberal no segundo turno, vencendo Manoel Pereira da Costa “Neco” (PDT) com 171.057 votos (58,50%). De acordo com a legenda, que realizou uma pesquisa para avaliar a opinião da população sobre a saída do líder do Executivo Municipal, o índice de confiança dos jaboatonenses em Ferreira é de 81%. 

Anderson Ferreira Rodrigues nasceu no Recife e tem 49 anos. É empresário, casado e pai de três filhos. Seu registro político é 22. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores