Lula retorna ao DF para reuniões sobre a PEC da Transição

Presidente eleito também deve discutir formação do futuro governo, mas não cita indicações

por Vitória Silva seg, 05/12/2022 - 12:14
Ricardo Stuckert/Flickr Lula, futuro presidente do Brasil Ricardo Stuckert/Flickr

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao Distrito Federal, nesta segunda-feira (5), para participar de reuniões que pretendem viabilizar a transição dos governos. O petista esteve em Brasília na última semana pelo mesmo motivo, estando acompanhado pelo vice Geraldo Alckmin (PSB) e por aliados.

O principal item em discussão é a PEC da Transição e como o orçamento de 2023 permitirá a permanência do pagamento de R$ 600 mensais pelo Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família. 

Além disso, a PEC autoriza o governo a gastar R$ 198 bilhões acima do teto de gastos no ano que vem. A proposta foi incluída na pauta de votações do Congresso desta semana. A expectativa é que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reúna já nesta segunda-feira (5) com parlamentares para analisá-la. A formação do governo também já está sendo debatida, mas até o momento, os ministérios seguem sem indicações definidas.

"Bom dia. Começamos mais uma semana de reuniões em Brasília. Temos o compromisso de fazer o país voltar a crescer e para isso vamos conversar com todos. Bora trabalhar e boa semana para todos", publicou Lula, nas redes sociais. 

Embed:
 

Outra aliança em jogo é a entre o Governo Lula e o PSOL. Os socialistas se reunirão em encontro nacional, no dia 17 de dezembro, para decidirem se irão compor o futuro governo ou se o partido será independente da gestão petista. 

De acordo com a líder da sigla na Câmara dos Deputados, a deputada federal Sâmia Bomfim, a segunda opção já reúne maioria dentro do partido e pode vir a prevalecer. Se a previsão da parlamentar se confirmar, o PSOL optará por abrir mão de cargos no governo federal. 

COMENTÁRIOS dos leitores