Apac e Compesa serão vinculadas a nova secretaria
O Governo de Pernambuco criará a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento
Com a Reforma Administrativa enviada para a aprovação da Assembleia Legislativa, o Governo de Pernambuco pretende criar a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, que terá sob sua influência, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
A promessa é promover melhorias no tratamento e fornecimento de água, além de uma eficiente malha de esgotamento sanitário.
Enquanto no Brasil há o registro de 64,1% atendidos com rede de esgoto, em Pernambuco esse índice chega a 30,8%, de acordo com o Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento (2021). Segundo o Instituto Trata Brasil, municípios da Região Metropolitana do Recife aparecem entre os 20 piores no quesito saneamento entre as 100 maiores cidades do país.
“A escassez de fontes hídricas sempre foi um problema no nosso estado. A partir das obras de transferência de água do Rio São Francisco e das barragens que precisam ser concluídas ou que ainda iremos construir, haverá água suficiente. O desafio será fazer com que essa água efetivamente chegue nas residências das pessoas”, afirma José Almir Cirilo, o indicado para o cargo.
Ainda de acordo com Cirilo, o trabalho dos órgãos vinculados à secretaria também será fundamental.
“Cabe à Apac o planejamento dos recursos hídricos, a previsão de tempo e clima e a gestão dos múltiplos usos da água. E cabe à Compesa melhorar a prestação de serviços para a população, principalmente para quem mais precisa”, completa.
Da assessoria