Raquel coloca recuperação do metrô como prioridade a Lula
Os 27 governadores apresentaram as suas demandas de investimento ao presidente Lula (PT)
Em uma reunião entre os 27 governadores e o presidente Lula (PT), Raquel Lyra (PSDB) apresentou a recuperação do metrô do Recife como a pauta prioritária de Pernambuco para receber investimentos do governo federal. Nessa sexta-feira (27), um conselho permanente foi criado para discutir as demandas comuns entre os estados.
A conclusão da integração do Rio São Francisco foi apontada pelo Consórcio Nordeste como fundamental para conter a crise hídrica da região. No caso de Pernambuco, Raquel citou a entrega da Adutora do Agreste, que levará água para 68 municípios. Outro pedido do consórcio feito a Lula foi pela continuidade da Transnordestina.
Nessa semana, o Relatório Global sobre o Transporte Público do aplicativo Moovit colocou o Recife como a 7ª cidade com pior mobilidade no mundo. Nessa realidade, a pauta defendida por Raquel como prioridade para o desenvolvimento econômico do estado foi a requalificação do metrô do Recife.
Administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o modal é de responsabilidade do governo federal e sofre recorrentes falhas técnicas em um cenário de sucateamento que prejudica os usuários do Recife. Outra solicitação da governadora foi por recursos para obras de habitação de interesse social.
Também participaram da reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Nísia Trindade (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil). A próxima reunião com a Secretaria da Casa Civil foi marcada para o próximo dia 3 e vai abordar sobre os investimentos estruturadores necessários para tocar as pautas enviadas ao presidente.