Eduardo Bolsonaro promove live defendendo transfobia

O deputado conversou com uma nadadora americana conhecida por se opor à inclusão de pessoas transexuais em competições esportivas

por Rachel Andrade dom, 12/03/2023 - 14:02
Reprodução/YouTube Eduardo Bolsonaro e Riley Gaines são contrários à participação de pessoas trans em competições esportivas Reprodução/YouTube

Se valendo da premissa de que homens e mulheres devem obedecer a ordem biológica do nascimento, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fez, neste domingo (12), mais declarações consideradas transfóbicas na internet. Em uma publicação, ele divulgou a conversa virtual que teve com a nadadora americana Riley Gaines Barker, que defende que pessoas transsexuais não deveriam participar de competições esportivas.

Riley Gaines ganhou notoriedade para fora das piscinas quando se pronunciou contrária à permissão de competir ao lado de Lia Thomson, uma mulher transsexual. Em seu perfil no instagram ela levanta a bandeira de que as atletas mulheres estão sendo discriminadas.

Durante a conversa ainda houve um momento em que Eduardo mencionou o discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), feito na última quarta-feira (8), na ocasião do Dia Internacional da Mulher, quando ele vestiu uma peruca loira e disse que se sentia uma mulher. Ferreira responde a três notícias-crime feitas contra ele diante das falas feitas na Câmara.

Eduardo Bolsonaro acredita ainda que é preciso combater a entrada de pessoas trans em competições esportivas para “salvar o esporte feminino”. No entanto, vale ressaltar que em 2019 o Supremo Tribunal Federal (STF) que homofobia e transfo biapassaram a ser crime, enquadradas pela Lei de Racismo.

COMENTÁRIOS dos leitores