PE: STJ manda Polícia Civil reintegrar Áureo Cisneiros

O sindicalista foi demitido do cargo de comissário de polícia durante gestão Paulo Câmara

por Guilherme Gusmão ter, 21/03/2023 - 19:22
Divulgação / Sinpol Sindicalista Áureo Cisneiros Divulgação / Sinpol

Nesta terça-feira (21), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou reintegrar o sindicalista Áureo Cisneiros ao cargo de comissário de polícia. Cisneiros foi demitido em janeiro de 2021, pelo Governo do Estado.

O sindicalista já presidiu o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), e disputou mandatos pelo PSOL em Pernambuco, mas sem se eleger.

Na época da demissão, Cisneiros disse que sua retirada do cargo foi motivada por perseguição política do ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Ele alegou que o governo do Partido Socialista Brasileiro o perseguia por suas atividades sindicais e por suas críticas ao programa de segurança Pacto pela Vida.

Na semana que ocorreu a demissão, Rafael Cavalcanti, presidente do Sinpol se manifestou à favor do sindicalista. “Desde dezembro de 2018, o governador estava com essa demissão em mãos. De maneira muito sórdida, antidemocrática e anti-sindical, comete um absurdo desses, sabendo que todos os processos de Áureo se devem por sua atuação em defesa dos policiais civis”, ressaltou Rafael.

Os ministros Gurgel de Faria, Paulo Sérgio Domingues e Sérgio Kukina votaram com a ministra relatora Regina Helena Costa, decidindo que Cisneiros será reintegrado ao cargo anteriormente ocupado até o julgamento do processo administrativo disciplinar, com todos os efeitos funcionais e financeiros, a partir da impetração.

COMENTÁRIOS dos leitores