Aras diz que recebeu 1,8 mil denúncias contra terroristas

"Os insurgentes serão punidos, na medida dos seus atos”, afirmou o procurador-geral da República

qua, 29/03/2023 - 15:51
Joedson Alves/Agencia Brasil Bolsonaristas durante atos golpistas Joedson Alves/Agencia Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta quarta-feira (29) que o Ministério Público Federal (MPF) recebeu 1,8 mil denúncias contra terroristas que atacaram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. As acusações envolvem financiadores, participantes e incitadores dos atos golpistas.

A declaração de Aras ocorreu durante encontro do Conselho Nacional do Ministério Público para a assinatura do pacto em Defesa da Democracia. O evento também contou com a presença de Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça, e da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

“Chegamos a esse número a partir do empenho de várias instituições públicas e da própria sociedade, que nos ajudou a identificar os executores, financiadores e incitadores. Os insurgentes serão punidos, na medida dos seus atos”, destacou o procurador-geral da República.

Durante o encontro, Augusto Aras também falou sobre outros assuntos como violência contra as mulheres, diversidade cultural e religiosa, e a proteção da privacidade no mundo virtual. Ao abordar os temas, o procurador-geral ressaltou a comunicação e integração de forças dos poderes públicos do país na manutenção da democracia.

“Estamos dizendo o óbvio, mas o óbvio precisa ser dito, especialmente para os mais jovens, que não viveram em um regime totalitário. Jovens que não conheceram a restrição da liberdade de ir e vir, do exercício do culto religioso, e de tantas outras naturezas”, afirmou.

Em janeiro, a Polícia Federal (PF) prendeu 2.151 pessoas que participaram do ataque terrorista em flagrante. No total, 294 suspeitos ainda estão detidos. No último dia 16 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, liberou 129 denunciados.

 

COMENTÁRIOS dos leitores