Maria Arraes elogia Guajajara no Dia dos Povos Indígenas
Em foto ao lado da ministra, a deputada ressaltou o trabalho do Governo Lula Governo na defesa dos direitos dos povos originários
A deputada federal Maria Arraes (Solidariedade-PE), através de suas redes sociais, elogiou o trabalho desenvolvido por Sônia Guajajara (PSOL) à frente do Ministério dos Povos Indígenas, e afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é comprometido com a defesa dos direitos dos povos originários.
''Hoje é o Dia dos Povos Originários. Pela primeira vez na história, temos uma mulher indígena ocupando o cargo de ministra, com Sônia Guajajara à frente do Ministério dos povos Indígenas. Ainda há muito a se fazer, mas depois de 4 anos de uma perseguição incansável, podemos seguir tranquilos na luta com um Governo comprometido com a defesa dos direitos dos povos originários’’, escreveu a parlamentar.
Nesta quarta-feira (19), é o Dia dos Povos Indígenas, que antes era chamado de Dia do Índio. A mudança de nome, que ocorreu em julho de 2022, foi resultado de debates e reflexões sobre a importância da representatividade e das escolhas linguísticas. Segundo os próprios indígenas, tratar os povos originários pelo termo 'índio' é limitado e reducionista, sendo utilizado como algo 'atrasado' ou 'selvagem'.
Em janeiro, Lula oficializou a criação do Ministério dos Povos Indígenas, o primeiro na história d política brasileira a ser dedicado exclusivamente às demandas desses povos. A sigla comandada por Sônia Guajajara, vem desenvolvendo trabalhos para reconhecer e promover os direitos dos povos indígenas.