Lula deve enviar, nesta quinta, indicação de Zanin ao STF
Advogado é o mais cotado para preencher vaga que era de Lewandowski
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar o nome do advogado Cristiano Zanin ao Senado Federal nesta quinta-feira (1º), para que o aliado concorra a uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O indicado é o principal cotado a preencher a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou no último dia 11 de maio. A informação sobre a decisão foi vazada à imprensa nessa quarta-feira (31).
Caso a indicação seja aprovada, Zanin deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, por fim, ter seu nome aprovado por pelo menos 41 dos 81 senadores. A decisão deve ser comunicada formalmente ao presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), até às 17h.
Cristiano Zanin tem uma carreira de mais de 20 anos na advocacia. Ele ficou nacionalmente conhecido por defender Lula dos processos da Operação Lava Jato, conseguindo uma vitória que levou à anulação das sentenças contra o petista. O presidente chegou a ser condenado e preso, mas saiu vitorioso após o reconhecimento dos recursos por parte do STF.
Em março deste ano, em entrevista, Lula afirmou que o indicado deverá ser uma pessoa "competente do ponto de vista jurídico" e que respeite a Constituição. Na ocasião, o presidente afirmou também não ter "compromisso oficial com ninguém".