Ariano Suassuna e sua ligação com a política pernambucana

O saudoso escritor completaria 96 anos nesta sexta (16) e participou da política do estado que escolheu para viver

sex, 16/06/2023 - 19:57
PSB Nacional/Flickr Eduardo Campos e Ariano Suassuna PSB Nacional/Flickr

Caso estivesse vivo, o escritor Ariano Suassuna completaria 96 anos de vida nesta sexta-feira (16). Além de suas brilhantes e populares contribuições com a literatura brasileira, o professor, escritor e dramaturgo da Paraíba também participou ativamente da política de Pernambuco, comentando assuntos relevantes para a sociedade e se juntando a importantes lideranças políticas pernambucanas.

Devido a seu protagonismo, Suassuna foi nomeado presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 2011. Suas relações com a sigla fez com que ele participasse também da gestão do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sendo seu assessor especial até 2014, último ano da gestão Campos no estado.

Na época, em entrevista ao O Globo, chegou a classificar o gestor como "o político mais brilhante" que conheceu, exaltando os trabalhos desenvolvidos pelo governador. Ariano afirmou que ficou “felicíssimo” quando Campos se candidatou pela primeira vez em 2006, ao cargo de mandatário maior. “Eu sabia que ele ia ser um grande governador. Mas eu não esperava que fosse tanto, não”, reforçou. 

Hoje, o filho mais velho de Eduardo Campos e atual prefeito da cidade do Recife, João Campos (PSB-PE), através de suas redes sociais, rendeu homenagem ao artista e disse que é sobrinho-neto do saudoso professor. 

 "Pouca gente sabe, mas eu sou sobrinho-neto de Ariano Suassuna, então tive o privilégio de crescer convivendo com ele, e além de toda admiração pela carreira profissional, quem viveu de perto com Ariano sabe a figura humana extraordinária que ele era", disse. 

O prefeito ainda lembrou da paixão do dramaturgo pelo Sport Club do Recife. "Guardo boas memórias dele. Entre tantas histórias, a lembrança do seu coração rubro-negro e da sua tentativa de atrair os sobrinhos e netos para o seu time, o Sport. A saudade é grande, mas o homem não morre quando a sua obra permanece", escreveu. 

Em 2012, Ariano foi entrevistado pelo LeiaJá durante sua ida ao colégio eleitoral e destacou que mesmo aos 85 anos, mesmo sem ser obrigado por lei, fazia questão de votar.

Ariano Suassuna morreu em 23 de julho de 2014, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

COMENTÁRIOS dos leitores