Estado e editora se unem pelo Memorial da Democracia

A parceria trará benefícios para a sede do Memorial da Democracia, que fica localizada no Sítio Trindade, no Recife

seg, 19/06/2023 - 15:53
Divulgação/SJDH-PE Memorial da Democracia do Estado Divulgação/SJDH-PE

O Memorial da Democracia de Pernambuco recebeu um importante impulso para seu funcionamento e manutenção com a assinatura de um convênio entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a CEPE Editora, na última quinta-feira (15). O ato realizado na sede do Memorial, localizada no Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, também marcou a indicação dos nomes que irão compor o Conselho Deliberativo. 

O convênio prevê a cooperação administrativa e financeira, através de ações articuladas e intercomplementares, com a manutenção do espaço através de serviços de limpeza e monitoria do Memorial no período de junho a dezembro deste ano. Também faz parte da parceria a disponibilização do espaço para a realização de lançamentos de livros e feiras literárias, bem como a instalação de stand para a realização de projetos promovidos pela CEPE. 

O Memorial da Democracia é um equipamento cultural de grande relevância para o Estado de Pernambuco, sendo um espaço dedicado à preservação, divulgação e reflexão sobre a história democrática e os direitos humanos. "Uma parte importantíssima da lutas e história do nosso estado está registrada aqui. A parceria entre  a SJDH e CEPE reforça o compromisso com a manutenção desse importante patrimônio, proporcionando condições para sua continuidade e desenvolvimento", pontua a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota.

A assinatura do convênio e a indicação dos integrantes do Conselho Deliberativo representam um marco para a continuidade e o fortalecimento das atividades do Memorial da Democracia. O Conselho, composto por representantes da sociedade civil e do poder público, será responsável por orientar as ações e decisões relacionadas ao equipamento, garantindo a participação democrática e o engajamento da comunidade.

Foram indicados ao Conselho Deliberativo: Jayme Asfora, Igor Burgos, Tércio Amaral, Marcelo Casseb, Sidney Rocha, Rubens Junior, Felipe Moura, Mariana Melo, Lilia Gondim, Socorro Ferraz, Manoel Moraes, Luci Siqueira, Fernando Araújo, Ricardo Coelho, Marcelo Santa Cruz e Felix Filho. Para o secretário executivo de Direitos Humanos, Jayme Asfora, "o Memorial da Democracia é um símbolo vivo do nosso compromisso com a preservação da memória democrática e dos direitos humanos".

A relevância do Memorial da Democracia como espaço de reflexão e conhecimento também foi detalhado pelo presidente da CEPE, João Baltar. "A CEPE Editora tem orgulho de contribuir para a manutenção desse importante equipamento cultural. O Memorial é um local de memória viva, que nos convida a refletir sobre o passado e o presente", disse. 

O Memorial da Democracia funciona no Sítio da Trindade, na Estrada do Arraial, de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e abriga informações sobre as lutas libertárias de Pernambuco, assim como todo o acervo reunido pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. São documentos, fotos e vídeos do período da ditadura e da busca pela liberdade e pela democracia do estado.

COMENTÁRIOS dos leitores