Lula lamenta morte de Celso Martinez: 'não será esquecido'

Teatro Oficina, liderado pelo dramaturgo, é uma das principais companhias do Brasil e lutou contra a censura durante a ditadura militar

por Vitória Silva qui, 06/07/2023 - 13:25
Ricardo Stuckert/PR Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou, em suas redes sociais, uma mensagem em homenagem ao dramaturgo Zé Celso Martinez, que morreu nesta quinta-feira (6), aos 86 anos, após passar três dias internado em um hospital de São Paulo, em estado grave. Na mensagem, Lula lembrou que coragem e posicionamento político fizeram parte da trajetória do artista, que fez história no Teatro Oficina da capital paulista. 

"O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Corrêa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro", escreveu o mandatário. 

Nascido em 1937, em Araraquara, Zé Celso é considerado um dos principais dramaturgos brasileiros e esteve à frente do Teatro Oficina, uma das mais importantes companhias brasileiras, há mais de seis décadas, e de onde saiu o Grupo de Teatro Amador, cujos primeiros textos foram dirigidos por Amir Haddad, em 1958 e 1959. No começo da década de 1960, a Companhia foi alvo de censura dos militares. 

Entre 1964 e 1966, Zé Celso viajou para a Europa, e, na volta ao Brasil, montou no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) "Os inimigos", texto de Gorki. No mesmo ano, o prédio do Oficina foi incendiado por grupos paramilitares. 

“Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura. Transformou o Teatro Oficina em São Paulo em um espaço vivo de formação de novos artistas. Deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional. Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. A trajetória de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecida”, completou o presidente brasileiro sobre o dramaturgo. 

José estava dormindo em seu quarto quando, por volta das 7h30, sua casa começou a pegar fogo. De acordo com vizinhos, a suspeita é que o fogo tenha começado após um curto-circuito do aquecedor. Ele foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde foi entubado após ter queimaduras em 60% do corpo. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores