Múcio pede à PF os nomes de militares que receberam hacker

Ofício foi enviado na última sexta-feira (18) e recém confirmado pela instituição

por Vitória Silva seg, 21/08/2023 - 09:52
Agência Brasil/Agência Brasil José Múcio, ministro do Governo Lula Agência Brasil/Agência Brasil

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pediu à Polícia Federal (PF) informações sobre eventuais reuniões que o hacker Walter Delgatti disse ter tido com militares. Um ofício foi enviado pela pasta na última sexta-feira (18) e elaborado com base nas alegações do hacker da Vaza Jato. A solicitação foi reiterada nesta segunda-feira (21) e deve acelerar as investigações. 

Segundo o advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, houve encontros entre o preso e militares; entre eles, o general do Exército Paulo Sérgio Nogueira, o coronel do Exército Eduardo Gomes da Silva, e um grupo de servidores. 

À Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), Walter afirmou que visitou o Ministério da Defesa em cinco ocasiões, por indicação do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, que supostamente queria dar ao hacker maior acesso técnico às urnas e, assim, buscar formas de violar ou descredibilizar as eleições. 

No sábado (19), Múcio e os comandantes das três Forças Armadas se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL). Na reunião, os chefes da Marinha, Exército e Força Aérea disseram ao presidente que desejam que militares que estejam envolvidos em atos golpistas sejam investigados e punidos, caso seja constatada culpa. 

LeiaJá também

- - > ''Quem recebeu o hacker na Defesa será afastado', diz Múcio'

- - > 'Hacker relata que orientou Defesa em relatório sobre urnas'

- - > 'Bolsonaro ofereceu indulto a hacker para 'grampear' Moraes'

COMENTÁRIOS dos leitores