As distintas abordagens dos senadores de Pernambuco

Saiba como tem sido feito o trabalho dos senadores por Pernambuco nos últimos meses

por Rachel Andrade qui, 24/08/2023 - 08:00
Waldemir Barreto/Agência Senado Senadores por Pernambuco Waldemir Barreto/Agência Senado

Duzentos e dois. Esse é o somatório das proposições assinadas, coletiva e individualmente, pelos senadores por Pernambuco em exercício atual, Humberto Costa (PT), Teresa Leitão (PT) e Fernando Dueire (MDB). Um resumo numérico dos últimos sete meses, levando em consideração as atuações dos parlamentares a partir de fevereiro de 2023. Apesar de Costa ser, dos três, o senador há mais tempo no cargo, desde 2011, e Dueire ter assumido a vaga em dezembro de 2022, após a saída de Jarbas Vasconcelos (MDB), por motivos de saúde, Leitão marca sua estreia no Senado Federal sendo a primeira mulher a representar Pernambuco na Casa. Certamente, suas propostas são distintas, assim como suas trajetórias na política nacional. 

Fernando Dueire (MDB) 

Economista de formação, Fernando Antonio Caminha Dueire foi superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e também fez parte do governo Jarbas em 1999 como secretário estadual de Infraestrutura. Como primeiro suplente, sua atuação no senado tem sido um pouco mais decorativa do que seus colegas. Uma das 12 proposições dos quais é autor, Dueire assina um requerimento de prestação de informação do Ministério de Portos e Aeroportos sobre um contrato da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), cujo objeto é a concessão dos serviços públicos para a ampliação, manutenção e exploração da infraestrutura aeroportuária dos Complexos Aeroportuários integrantes do Bloco Nordeste. 

Fernando Dueire (MDB-PE). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O parlamentar é titular em cinco comissões fixas e em outras duas comissões de medida provisória. 

Humberto Costa (PT) 

Humberto sai na dianteira entre os três parlamentares em termos de participação em proposições legislativas. Em relação direta com Pernambuco, estão em destaque alguns requerimentos: acompanhamento e avaliação da etapa final das obras de implantação da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás; realização de audiência pública, com o objetivo de discutir a precariedade do sistema metroviário do Recife; visita às instalações do metrô do Recife; e a mais recente, a da realização de uma audiência pública com o objetivo de debater sobre Violência e Ameaças contra Parlamentares

Humberto Costa (PT-PE). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador atua como membro titular de 20 comissões, grupos e frentes parlamentares, assim como em duas comissões de medida provisória. 

Teresa Leitão (PT) 

Pedagoga de formação, Teresa Leitão é a primeira mulher eleita para representar Pernambuco no Senado. Sua bandeira mais levantada, diferente do que se imaginaria, não diz respeito à atuação política das mulheres, mas sim pela educação. Leitão é autora de diversos requerimentos ligação aos diferentes níveis de ensino no Brasil, como a proposta de projeto de lei do Auxílio Emergencial Estudantil, a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), para dispor sobre a gestão democrática do ensino na distribuição de recursos do Fundo, ou a realização de audiências públicas, com o objetivo de debater e encaminhar soluções para as violências e ataques dentro de escolas pelo país. 

Teresa Leitão (PT-PE). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Além de pautas ligadas à educação, a parlamentar ainda é autora de duas propostas particulares, uma que pede a inscrição do nome das heroínas de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, e outra proposição que pretende reconhecer o Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional. 

Teresa é membro de titular de dez comissões, grupos e frentes parlamentares. Quanto às comissões de medida provisória, ela é titular em duas e suplente em outras cinco. 

COMENTÁRIOS dos leitores