Michelle anuncia coleção 'Mijoias' e ironiza investigação

No Recife, Michelle se disse vítima de perseguição e violência política

por Vitória Silva sab, 26/08/2023 - 16:03
Vitória Silva/LeiaJá PL Mulher leva Michelle Bolsonaro a Pernambuco Vitória Silva/LeiaJá

O PL Mulher, bancada feminina do Partido Liberal, realizou o primeiro encontro de mulheres conservadoras de Pernambuco, na manhã deste sábado (26), no Recife. A atração principal do evento foi a presidente nacional do braço partidário, Michelle Bolsonaro, ex-primeira dama da República.

Enquanto discursava, Michelle deixou recados à oposição, citou o Governo Lula indiretamente e abordou o caso das joias, investigado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. Ela ironizou a investigação e aproveitou o momento para anunciar que lançará uma coleção autoral de joias.

Embed:

"Ficam falando 'Como assim não entregaram as joias? Por que querem joias?' desviando o foco da CPI. Tem um povo tão atrapalhado que fica assim ‘cadê as joias?'. As joias estão com a Caixa Econômica Federal. Vocês falaram tanto de joias que em breve teremos lançamento. 'Mijoias' pra vocês. [...] Assassinaram a minha reputação. Vocês colocam o meu nome na internet e tem tanta coisa ruim que esse povo do mal 'fizeram' comigo. É o legado do mal para que todos que gostam de mim vejam, para as minhas filhas", alegou a presidente do PL Mulher. 

A esposa de Jair Bolsonaro (PL) é investigada por envolvimento no suposto desvio de presentes recebidos pela presidência da República por autoridades da Arábia Saudita. O casal Bolsonaro, além dos seus aliados, será ouvido pela Polícia Federal na próxima quinta-feira (31). 

"Vivam pela missão, vivam pelo que vocês creem. A violência política existe sim e eu vivo isso a cada dia. Todos os dias, quando os meus olhos, falo: 'o que vai ter agora no WhatsApp?'. Os nossos amigos e parentes perdem identidade. É tudo 'irmão de Michelle, empresário de Michelle'. Mas não percam a esperança. Às mulheres que tiveram votações expressivas: vão atirar pedras em vocês, vão tentar destruir suas reputações, mas não desistam", completou Michelle. 

Aproximação com o eleitorado pernambucano 

Um fato atravessou as duas eleições presidenciais de Jair Bolsonaro: o eleitorado bolsonarista é escasso na região Nordeste. Em Pernambuco, dos 184 municípios, apenas um deu vitória a Bolsonaro tanto em 2018, como em 2022. A cidade-exceção se chama Santa Cruz do Capibaribe, na região têxtil do interior pernambucano. 

Durante o evento do PL Mulher Pernambuco, Michelle fez convites às mulheres pernambucanas para que se filiem ao partido e deem continuidade ao “legado” do Governo Bolsonaro. Como de costume, a ex-primeira dama exaltou a “mulher de direita”, falou de feminilidade e sobre a importância de conciliar o lar e o trabalho. A dirigente foi ovacionada diversas vezes durante o discurso e sua ação em Pernambuco teria rendido mais de 400 novas filiações à sigla. 

"Este momento é muito singular para o partido. A presença da nossa presidente nacional fez com que mulheres se sentissem estimuladas a participar da política, independentemente de serem candidatas. Vocês veem o quanto essas pessoas se mobilizaram, vieram de longe para cá. Tivemos, até agora, mais de 400 filiações. Vejam a importância do evento e o quanto isso aproxima as pessoas", informou Izabel Urquiza, presidente estadual do PL Mulher. 

Acessibilidade foi centro do discurso

Durante todo o evento, Michelle reservou declarações e elogios ao extinto Pátria Voluntária, projeto de voluntariado do Governo Bolsonaro, mas que era coordenado pela antiga primeira-dama. Por ter pouco protagonismo político, pela pouca idade de sua carreira na área, a presidente partidária fez questão de destrinchar ações do programa e elencou como seu principal eixo de atuação a pauta do capacitismo, as implicações da ausência de acessibilidade e o suporte às condições raras de saúde. 

"Quando você cuida de uma criança com deficiência, você está cuidando de uma mãe, você está cuidando de uma família, você acaba cuidando de um bairro e consequentemente de uma sociedade", afirmou. “Como primeira-dama a gente conseguiu trabalhar pela comunidade surda, dando visibilidade a uma comunidade que há décadas estava na invisibilidade”, acrescentou a ex-primeira dama. Ela saudou o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que estava presente, e disse que o educou - além de ter educado a “Esplanada toda” - sobre as pautas de acessibilidade. Queiroga também aparece no VT divulgado no evento. 

Presenças 

O presidente estadual do PL Anderson Ferreira, os deputados federais André Ferreira, Pastor Eurico e Coronel Meira, os estaduais Alberto Feitosa e Renato Antunes, o prefeito do município de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros e o ex-ministro da saúde da gestão Bolsonaro, Marcelo Queiroga, marcaram presença.

COMENTÁRIOS dos leitores