75% das empresas ainda não usam informações sociais
Uma pesquisa recente da IBM Share revelou que apenas 25% das companhias armazenam dados de redes sociais com fins corporativos, apesar de que muitas estão planejando começar a fazer isso em um futuro próximo.
O estudo, realizado pela Unisphere Research e patrocinado pela Marist University e pela Big Blue, descobriu que mais da metade das empresas norte-americanas e europeias entrevistadas planejam investir mais em ferramentas de business intelligence relacionadas a redes sociais nos próximos um ou dois anos.
"Redes e grupos sociais estão criando grandes conjuntos de dados que agora permitem que empresas e organizações tenham vantagem competitiva e melhorem seu desempenho. Essas informações fornecem insights importantes sobre o comportamento do cliente, reputação da marca e da experiência geral do consumidor", disseram os pesquisadores no estudo.
A adoção de padrões para a tecnologia formam uma "clássica curva de bell", acrescentaram, já que existem os primeiros usuários e os retardatários.
SaaS (Software como Serviço) e ferramentas de mídias sociais baseadas na nuvem provavelmente terão uma absorção mais lenta. Apesar de apenas 15% dos entrevistados terem indicado que planejam adotar tais sistemas no ano que vem, o número deve crescer nos próximos dois ou três anos.
A relativa juventude das tecnologias envolvidas dificultam a identificação de tendências conclusivas em volume da dados, hospedagem e em outras áreas, segundo os pesquisadores. Esse é um padrão que já foi usado antes, e que contribuiu para a atual incerteza em partes do mercado na nuvem em particular.