Marinha dos EUA terão Linux instalados em helicópteros
Toda a frota de MQ-8B Firescouts será equipada com o sistema
A Marinha Americana irá usar o sistema operacional Linux como base para sua frota de aviões-robô, conhecidos como drone. O investimento feito na frota será de cerca de 34 milhões de dólares, que equiparão os helicópteros não-tripulados MQ-8B Firescout.
Segundo reportagem do Mashable, membros da Defesa afirmaram que o contrato entre a Marinha e a Raytheon Intelligence, empresa responsável pelo trabalho, é "para concluir a transição para Linux no software de controle do sistema de decolagem vertical em veículos aéreos não tripulados".
Segundo sites americanos, a Marinha dos Estados Unidos tem atualmente apenas um modelo de drone que decole verticalmente, chamado Firescout MQ-8B. Esses modelos já foram usados em ações na África, Afeganistão, Líbia e contra o tráfico de drogas.
Ainda não foi divulgado pela Marinha o motivo da mudança de Windows para Linux, porém o mais cotado são os malwares que surgiram nos sistemas de outros aviões não-tripulados.
No ano passado foram relatadas invasões de vírus em sistemas Windows de aviões-robô americanos, inclusive com vazamento de informações.