Google cria cérebro artificial que detecta rostos

Projeto do laboratório Google X utiliza mil computadores com 16 mil processadores

por Carlos S Silvio ter, 26/06/2012 - 20:37
Flickr (cc) scobleizer

O Google divulgou hoje (26) um novo projeto vindo do seu laboratório de "projetos secretos" chamado Google X, criador de projetos como o óculos de realidade aumentada. O trabalho mais recente desse laboratório do Google tem como objetivo simular um cérebro humano.

Para esse fim, eles criaram um servidor neural, conectando mil computadores com 16 mil processadores no total e com acesso à Internet. Os funcionários da empresa resolveram testar as habilidades do computador com um teste que envolvia o processamento de 10 milhões de capturas de tela de vídeos do YouTube. O resultado do experimento foi um computador neural que conseguiu aprender sozinho o que são gatos (felinos) e identificá-los nas imagens.

O cérebro artifical também pode separar das imagens processadas outros 20 mil itens distintos, algo que, segundo os pesquisados, tem pelo menos o dobro de precisão de qualquer algoritmo neural desenvolvido atualmente. Segundo David Bader, diretor de computação em alta performance da universidade Georgia Tech, a rede neural criada pelo Google é tão potente que possivelmente pode replicar um córtex visual de seres humanos até o final da próxima década.

Segundo pesquisadores responsáveis pelo projeto, liderados pelo cientista da Universidade de Stanford, Andrew Y Ng, há planos de apresentar detalhes do computador durante uma conferência que acontece essa semana na Europa.

COMENTÁRIOS dos leitores