Patentes revelam possíveis usos futuros do Kinect

Companhia tem planos de utilização do item também fora dos games

por Carlos S Silvio sex, 03/08/2012 - 21:57
Reprodução/Internet

A Microsoft possui vários planos para o futuro do Kinect, nem todos voltados para games do Xbox. Um deles pode estar nas informações trazidas pela patente “Criação de Filmes na Sala de Estar”: você poderá editar vídeos usando gestos e criar filmes usando motion capture.

Como o peso do nome Kinect na relação com os games ainda é forte, a companhia americana possui outra patente nos planos: câmeras portáteis capazes de mapear um recinto em tempo real.

Na descrição da primeira patente está que os "Vídeos podem ser dirigidos, capturados e editados usando um sistema que inclui uma câmera de profundidade. Um set de filmagem virtual pode ser criado usando objetos comuns na sala de estar como complementos virtuais. O sistema é capaz de capturar movimentos de atores usando a câmera de profundidade, e é capaz de gerar um filme baseado nos movimentos. Portanto, não há necessidade dos atores usarem quaisquer marcadores especiais para detectar seu movimento".

Isso possibilitará que a sala possa virar um estúdio simples. Além de editar vídeos utilizando gestos, o usuário também poderia criá-los utilizando a câmera do Kinect. A ideia é capturar e reproduzir movimentos. A técnica é conhecida como motion capture e é utilizada em muitos filmes como O Senhor dos Anéis e Tron - O Legado. Com isso, os movimentos reais de um ator, por exemplo, são reproduzidos pelo modelo 3D. Caso a patente torne-se realidade, será possível fazer isso em casa.

 

A segunda patente relacionada ao Kinect é mais ampla, porém possui uma ideia central simples: um sensor móvel que se move pela sala e gera um mapa dos arredores em tempo real. Provavelmente, a aplicação funcionaria com games.

Assim como na descrição: "O sensor móvel pode ser utilizado com um sistema de jogo ligado a uma tela. Por exemplo, o jogo pode ser de golfe, de boxe, de corrida ou outro tipo… Dados do console, como o estado do jogo ou metadados sobre ele, podem ser fornecidos ao sensor. Além disso, as informações do sensor podem ser usadas pelo console para influenciar o andamento do jogo".

A patente cita também navegação veicular, aplicações médicas e até mesmo robôs. Só nos resta esperar o futuro que a Microsoft reserva para o Kinect.

*Tradução: Gizmodo BR.

COMENTÁRIOS dos leitores