Apple "aplaude" decisão do tribunal

Em nota oficial empresa comemora vitória contra a Samsung e afirma "não fazemos nossos produtos para serem copiados deliberadamente"

por Carlos S Silvio sab, 25/08/2012 - 13:04
Flickr (cc) superstrikertwo Apple comentou que a decisão foi justa e que a disputa envolvia mais do que patentes Flickr (cc) superstrikertwo

O "New York Times" publicou na noite da sexta-feira (24) o posicionamento da Apple e Samsung após a Corte Federal de San José (Califórnia, Estados Unidos) condenar a última por infringir patentes da empresa americana. A Samsung foi condenada a pagar US$ 1,05 bilhão. Já a Apple, que tinha sido acusada de copiar cinco patentes da concorrente, não terá que pagar nada à sul-coreana.

Katie Cotton, porta-voz da Apple, afirmou em nota que o veredicto foi justo. No texto integral ela afirma:

"Agradecemos ao júri pelo seu serviço e por investir seu tempo em ouvir nossa história. Nós também estamos emocionados por poder contá-la. A enorme quantidade de evidências apresentada durante o julgamento mostra que as cópias feitas pela Samsung foram ainda mais longe do que sabíamos. Processos entre Apple e Samsung eram sobre coisas muito mais importantes do que dinheiro ou patentes. Se referiam a valores. Na Apple, nós valorizamos a originalidade e inovação. Nós dedicamos nossa vida a fazer os melhores produtos da Terra. Fazemos esses produtos para o deleite de nossos clientes, não para nossos concorrentes copiarem deliberadamente. Assim aplaudimos o tribunal por identificar um comportamento intencional da Samsung e por enviar uma clara e alta de que roubar não está certo.”

Já em seu comunicado oficial sobre a decisão judicial, a Samsung afirma:

“O veredicto desta sexta não deve ser visto como uma derrota para o consumidor americano, e não como uma vitória da Apple. Essa decisão levará a menos escolhas, menos inovação, e potencialmente a preços maiores. É lamentável que uma lei de patentes possa ser manipulada por uma companhia de modo a oferecer o monopólio sobre retângulos com cantos arredondados. Ou sobre a tecnologia que tem sido desenvolvida dia a dia pela Samsung e outras companhias. Os consumidores têm o direito de escolher e eles sabem o que estão comprando quando escolhem os produtos da nossa empresa.  Essa não é a última palavra deste caso ou de batalhas travadas em cortes e tribunais pelo mundo – aliás, alguns tribunais já rejeitaram muitas reclamações da Apple. A Samsung vai continuar inovando e oferecendo escolhas a seus consumidores.”

Tim Cook 

O CEO da Apple, Tim Cook, que recentemente completou um ano no cargo, enviou um memorando a seus empregados. O site 9to5Mac conseguiu o documento e divulgou no site.

Confira na íntegra:

Hoje foi um dia importante para a Apple e para inovadores de toda parte.

Muitos de vocês têm acompanhado de perto o processo contra a Samsung em San José, nas últimas semanas. Nós optamos pela ação legal com muita relutância, e só depois de pedirmos repetidamente à Samsung para parar de copiar o nosso trabalho. Para nós, este processo tem sido sempre sobre algo muito mais importante do que as patentes ou dinheiro. É sobre valores. Valorizamos a originalidade e a inovação, e damos nossas vidas para fazer os melhores produtos da Terra. E fazemos isso para a satisfação de nossos clientes, e não para concorrentes flagrantemente copiarem.

Temos uma dívida de gratidão com o júri, que investiu seu tempo em ouvir a nossa história. Ficamos felizes por, finalmente, ter a oportunidade de dizer isso. A montanha de provas apresentadas durante o julgamento mostrou que a cópia da Samsung foi muito mais profunda do que sabíamos.

O júri agora já falou. Nós o aplaudimos por mostrar que o comportamento da Samsung foi intencional e por enviar uma mensagem forte e clara de que roubar não é certo.

Estou muito orgulhoso do trabalho que cada um de vocês faz.

Hoje os valores ganharam, e eu espero que o mundo inteiro ouça.

Tim

(Tradução MacMagazine)

COMENTÁRIOS dos leitores