ONG solicita proibição da compra do Waze pelo Google

A Watchdog afirma que o Google estaria praticando monopólio ao adquirir a sua concorrente

por Eduarda Menezes qua, 12/06/2013 - 18:45
Divulgação Especula-se que o valor da venda tenha sido superior a 1 bilhão de dólares Divulgação

A ONG norte-americana de defesa ao consumidor, Watchdog, enviou nesta quarta-feira (12) uma carta de protesto à Comissão do Comércio Federal dos Estados Unidos se pronunciando contra a aquisição do Waze pelo Google, anunciada na última terça-feira (11) pelas empresas.

O texto afirma que ao adquirir o sistema de navegação por satélite Waze, o Google estaria praticando monopólio por já deter a posse do Google Maps, seu antigo rival antes do comunicado de junção. “O Google já domina o serviço de mapeamento online com o Google Maps”, escreveu o diretor da ONG, John M. Simpson, em carta oficial.

John chama atenção ao fato de que o próprio CEO do Waze, Noam Bardin, publicamente descreveu o Google como seu único concorrente, durante a D11, conferência realizada em maio pelo site All Things Digital. Ele encerra o texto com a afirmação de que caso a compra da empresa pelo Google seja oficializada, será removida qualquer competição significativa e os consumidores é que irão sofrer os prejuízos.

O valor da venda não foi divulgado, mas especula-se que o Google tenha desembolsado mais de 1 bilhão de dólares pela compra da empresa.

COMENTÁRIOS dos leitores