Buscas no Google leva força policial à casa de família

Dona de casa recebeu uma visita após buscar preços de panelas de pressão, pesquisas do marido online e interesse do filho de vinte anos por notícias

por Eduarda Menezes sex, 02/08/2013 - 14:24
Reprodução/Internet Marido explicou à polícia que esposa usava a panela de pressão para preparar quinoa Reprodução/Internet

Ninguém espera que uma pesquisa de preços de panelas de pressão na internet vá resultar em algo fora uma possível compra. E foi com surpresa que uma família de Long Island, em Nova York, recebeu a visita de uma força tarefa com seis agentes da polícia em sua residência na última quarta-feira (31) exigindo saber qual era a sua ocupação, a naturalidade da família do marido, onde os seus pais vivem, entre outras coisas, até a receita de como preparar uma quinoa. 

A escritora freelance Michele Catalano relatou a experiência em uma página do site Medium. Segundo ela, a sua busca pelo utensílio, juntamente com a procura do marido por mochilas online e o interesse do seu filho de vinte anos na leitura de notícias pela internet, quando combinados, criaram o perfil de um suposto terrorista.

"Você tem alguma bomba? Eles perguntaram. Você possui uma panela de pressão? Meu marido disse que não, mas que tínhamos uma panela de arroz. Perguntaram se podíamos fazer uma bomba com isso. Meu marido disse não, minha esposa usa para preparar quinoa. O que diabos é quinoa, eles perguntaram", relatou a escritora sobre o ocorrido.

"É aqui que chegamos. Onde você não tem nenhuma expectativa de privacidade. Onde aprender como cozinha certa comida pode possivelmente lhe levar a fazer parte de uma lista de suspeitos. Onde você tem que prestar atenção em cada pequena coisa que faz porque outra pessoa está fazendo o mesmo", desabafou.

Algumas horas depois ela atualizou a postagem informando que o departamento de polícia de Suffolk a havia informando que a busca também envolvia coisas que o seu marido havia pesquisado na internet no antigo emprego.

Segundo Catalano, a polícia lhe disse que mais de cem buscas como essas são feitas toda semana e em 99% dos casos não resultam em nada. "Não sei o que acontece nos outros 1% e não tenho certeza que queira saber o que meus vizinhos estão aprontando", declarou. "Tudo que sei é que se eu for comprar uma panela depressão no futuro, não farei online".

COMENTÁRIOS dos leitores