App ajuda baladeiros a encontrar festas no Recife
O aplicativo já está disponível para o sistema operacional iOS desde o último sábado (28) e em breve outras plataformas serão atendidas
Os baladeiros que curtem as casas de festas, pubs e boates do Recife podem encontrar de forma simples os principais lugares no aplicativo Stig. Criado por estudantes de administração, turismo, designer e ciências da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o aplicativo foi vencedor do Projetão Demo Day, da Federal.
“O Stig começou a ser desenvolvido com um grupo de 15 alunos da Federal, no Startup Day, evento que desenvolve apps, mostramos nossa ideia e depois participamos do Projetão, lá determinamos e desenvolvemos o aplicativo. Minha ideia era criamos algo especial na área de turismo e que informasse de forma específica algum assunto”, conta um dos criadores do app e aluno recém-formado em turismo da UFPE, Raphael D’ Emery, 25. Inicialmente, o nome do aplicativo surgiu da palavra Instigar, mas alguns componentes não gostaram do nome e começaram a pensar em outra opção. Entretanto, um deles jogou o nome na internet e descobriu que o termo “stig”, que significa caminho em sueco, e foi escolhido pelo grupo.
No aplicativo estão disponíveis 36 locais, entre eles, baladas, casas de evento e bares dançantes, e em breve será incluídos mais lugares. “Primeiro, estamos focando nos principais lugares da Região Metropolitana, mas em breve, vamos cadastrar as principais baladas do Nordeste”, conta Raphael.
Ele funciona da seguinte forma: Os usuários procuram os locais cadastrados e conferem através de 6 fatores qual o melhor lugar pra sair. Preço, bebidas, fila, música, caminho e pessoas são as características disponíveis para os usuários deixarem seus comentários e sugestões, usando até três itens em cada post. Além disso, os usuários podem ser conectar com o Facebook e conferir os comentários dos seus amigos e os lugares que eles mais gostam de ir. “A nossa ideia é mostrar aos usuários da maneira mais rápida possível a informação necessária que eles precisam para encontrar o melhor lugar para eles saírem”, diz um dos criadores.
O app já está disponível para o sistema operacional iOS desde o último sábado (28) e em breve outras plataformas serão atendidas, como, Android, que está prevista para ser lançada daqui a um mês, Windows Phone e BlackBerry. Cerca de 400 downloads já foram realizados e mais de 130 usuários já estão conectados no Facebook.