Venda mundial de PCs caiu 8,6 % em um ano

80,3 milhões de unidades foram vendidas no último trimestre ao redor do mundo, marcando a sexta queda trimestral consecutiva de vendas

por Eduarda Menezes qui, 10/10/2013 - 14:28
Reprodução/Internet Apenas três fabricantes, Lenovo, HP e Dell, conseguiram manter um saldo positivo de vendas Reprodução/Internet

Segundo dados divulgados pela Gartner na última quarta-feira (9) a venda de computadores registrou uma baixa de 8,6% entre julho e setembro de 2013 quando comparada ao mesmo período do ano passado.

80,3 milhões de unidades foram vendidas no último trimestre ao redor do mundo, marcando a sexta queda trimestral consecutiva de vendas. De acordo com Mikako Kitagawa, analista da empresa, os números levantados são os mais baixos desde 2008.

O ranking demonstra que apenas três fabricantes conseguiram manter um saldo positivo de vendas. A Lenovo aparece em primeiro lugar com 17,6% do mercado e 14,1 milhões de unidades vendidas, seguida pela HP, em segundo, com 17,1% de participação e 13,7 milhões de aparelhos vendidos, à frente da Dell, em terceiro, com 11,6% de participação e 9,3 milhões de dispositivos comercializadas mundialmente.

Os números, quando vistos em comparação ao ano anterior, apresentam uma margem bem pequena de crescimento anual de 2,8%, 1,5% e 1% para a Lenovo, HP e Dell, respectivamente. As demais empresas do ranking, porém, sofreram declínio anual significativos, como a Acer (-22,6%) e a Asus (-22,5%).

COMENTÁRIOS dos leitores