Co-criador do Arduino divulga projeto de celular montável
Aparelho pode receber e realizar chamadas telefônicas e enviar mensagens de texto, além de exibir a hora e números de telefone
Os curiosos que adoram montar bugigangas vão adorar esta notícia. É que o co-criador do Arduino, David A. Mellis, disponibilizou um projeto de celular montável que pode ser feito por qualquer pessoa interessada na ideia. A iniciativa, que faz parte do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é apresentada através de um site com um passo a passo totalmente didático. O aparelho pode receber e realizar chamadas telefônicas e enviar mensagens de texto, além de exibir a hora e números de telefone.
O processo é baseado na placa Arduino GSM Shield e possui uma interface completa, incluindo display, botões, alto-falante e microfone. Os arquivos de software para o funcionamento do celular estão hospedados no GitHub. Os interessados ainda podem enviar uma lista de sugestões e relatórios de erros para facilitar trabalhos futuros. A placa de circuito e os componentes eletrônicos custam, em média, US$ 200 e a montagem completa do aparelho leva cerca de 10h, dependendo da experiência que o usuário possui.
Existem dois modelos disponíveis no projeto. O primeiro possui tela LCD em preto e branco e o outro possui LEDs vermelhos. Vale ressaltar que por ser mais frágil, a primeira versão quebra com mais facilidade e precisa de uma manutenção mais frequente. Uma vez que o telefone inicia com sucesso, ele será bloqueado e a tela ficará em branco. Para desbloqueá-lo, basta pressionar qualquer botão e a hora e data será exibida.