Dez empresas de PE e RN se capacitam ao selo MPS-Serviço

Certificação foi criada e lançada neste ano para atender a uma demanda cada vez mais forte no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

por Nathália Guimarães seg, 16/12/2013 - 13:39

Um grupo de dez empresas de tecnologia, com sede no Recife (PE) e em Natal (RN), será o primeiro no Brasil a implantar o modelo de qualidade MPS-Serviço, que é direcionado à prestação de serviços de informática. Para isso, o SoftexRecife iniciou, em dezembro, o processo de qualificação das companhias para se adequarem às exigências do selo, que possui foco na prestação de serviços e no relacionamento com o cliente.

O grupo que integrará a iniciativa é formado pelas empresas Qualinfo, Cartello, Bisa, Sin Tecnologia, Active Software, Ati, Engesoft, Evolux, Peggasus e Tecsoft. Para conquistar o selo, elas vão passar por consultorias e treinamentos durante 12 meses. Tudo para se adequar aos indicadores de qualidade da certificação que se baseiam em normas internacionais como o CMMI-SVC; o ITIL; e o ISO/IEC 20000.

O projeto prevê duas fases: a implementação e a avaliação. Na primeira, é feito o diagnóstico da empresa; o planejamento, e a institucionalização do processo. Já na segunda, são realizadas as últimas orientações e a avaliação propriamente dita. Só então, se alcançada os padrões, será concedido o certificado de acordo com o nível de maturidade da empresa.

De acordo com o diretor de tecnologia do SoftexRecife, Marcos Gomes, o selo MPS-Serviço foi criado e lançado neste ano para atender a uma demanda cada vez mais forte no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Em Pernambuco, a grande maioria das organizações hoje oferecem serviços. Significa que elas criam o software e, depois, mantém um relacionamento com o cliente através de atividades de implantação e suporte. Então, precisamos ir além de desenvolver um bom produto”, argumentou.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores