Drone automático consegue autorização para voar no Brasil

Echar 20A tem 2,13 metros de envergadura, 0,42 metro de altura e é lançado por uma catapulta, responsável por acionar o sistema

por Nathália Guimarães qua, 12/02/2014 - 14:31
Divulgação Echar 20A é o quinto veiculo não tripulado a conseguir permissão para voar em território brasileiro Divulgação

A empresa brasileira XMobots conseguiu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que seu drone, o Echar 20A, circule pelos céus do País. O veículo de 7Kg permite voos de até 70 minutos e garante que seus “pilotos” fiquem até 10 quilômetros distantes do aparelho sem perda de sinal. Além disso, por ser automático, o modelo não precisa de controladores a todo tempo.

O Echar 20A tem 2,13 metros de envergadura, 0,42 metro de altura e é lançado por uma catapulta, responsável por acionar o sistema. Para circular, ele precisará estar longe de centros urbanos por questões de segurança, segundo a Anac. Cada unidade do aparelho é vendida por R$ 150 mil, podendo haver financiamento por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Echar 20A é o quinto veiculo não tripulado a conseguir permissão para voar em território brasileiro. Muitas das aeronaves que fazem parte deste cenário são utilizadas para fiscalizar grandes áreas rurais. 

COMENTÁRIOS dos leitores