Renovado, ICQ prova que pode concorrer com o WhatsApp
Testamos o saudoso comunicador e os resultados foram positivos
Muito antes dos aplicativos para smartphones serem populares, o ICQ já figurava na memória dos que navegavam a internet entre os anos 90 e 2000. Apesar da sua popularidade, o comunicador foi perdendo espaço no mercado onde o MSN figurava como líder. Mesmo assim, os donos da ferramenta não desistiram do seu potencial e apostaram em uma versão renovada do comunicador. Hoje, o software apresenta compatibilidade com smartphones, design limpo e outros recursos merecem uma nova chance de seus usuários.
Disponível nas versões web e para smartphones, o comunicador chama atenção pela interface limpa e clara. Na tela principal, apenas os bate-papos são apresentados. Quem quiser acessar as configurações do aplicativo precisa acessar um menu lateral, assim como no app do Facebook. Por estar disponível também na web, os usuários podem conversar tanto pelo aplicativo quanto pelo browser em seu computador, sem precisar de muita gambiarra.
Nas janelas de conversa, a organização do ICQ remete a já apresentada por apps como WhatsApp e Viber. Quem quiser realizar uma ligação só precisará clicar no símbolo de telefone disposto na parte superior da janela. As chamadas funcionam bem, mas como em outras plataformas, precisam de uma boa conexão (3G ou Wi-Fi) para não apresentar cortes.
Os adeptos da personalização podem optar por diversos planos de fundo, um para cada bate-papo ou o mesmo para todas as conversas. Assim como no Viber, o ICQ também disponibiliza stickers (adesivos).
A notificação de novas mensagens continua a mesma, o que deverá agradar os usuários mais saudosos. Quem não lembrar do seu número de ICQ, poderá realizar um cadastro rápido na ferramenta com o número de celular. Uma mensagem de confirmação é enviada e a conta é criada sem problemas.
Vale a pena?
Sem dúvidas. O novo ICQ merece uma atenção especial dos usuários que costumam utilizar o WhatsApp ou Viber. Totalmente renovado, o aplicativo traz funções disponibilizadas pelos seus concorrentes, além de compatibilidade com um grande número de plataformas. Quem quiser baixar o ICQ, deve acessar este site. A ferramenta é gratuita para todos os sistemas operacionais.