Órfãos do Orkut migram para rede social russa

Desde o anúncio do fim do Orkut, rede social russa notou um crescimento repentino

por Nathália Guimarães qua, 16/07/2014 - 10:07
Reprodução VK oferece um sistema de comunidades parecido com o da rede social que faz sucesso no Brasil Reprodução

A rede social russa VKontakte (VK) está se dando bem desde que o Google anunciou que o Orkut será encerrado, a partir do dia 30 de setembro deste ano. O público brasileiro tem procurado refúgio no serviço europeu, já que ele oferece um sistema de comunidades parecido com o da rede social que faz sucesso no Brasil.

Segundo a VK, foi notado um crescimento repentino de usuários brasileiros. Agora, a rede social conta com 340 mil internautas tupiniquins registrados.

De acordo com uma pesquisa realizada no Google Trends, as buscas pelos termos "VK" e "vk.com" também aumentaram nas últimas semanas, período em que foi dada a notícia de que o Orkut iria acabar. Além disso, segundo informações do App Annie, o número de usuários do aplicativo da rede social para Android também deu um salto repentino.

E a rede social russa diz estar preparada para receber esta leva de brasileiros. Segundo o VentureBeat, a VK diz que “adicionou novos recursos e melhorias” à plataforma e que sua equipe de suporte “tem sido reforçada por pessoas que dominam o português brasileiro”.

O VK é o segundo maior site da Rússia, com mais de 260 milhões de usuários registrados, sendo 60 milhões deles ativos diariamente. Entretanto, o número não chega a surpreender, quando comparado ao Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg possui aproximadamente 1,2 bilhões de usuários ativos. 

COMENTÁRIOS dos leitores