Pedófilo é preso nos EUA graças ao Gmail

Escaneamento de imagens ilegais do Google detectou fotos de crianças no e-mail do americano John Skillern

por Guilherme Jacobs seg, 04/08/2014 - 14:58
Reprodução Internet Escaneamento de imagens do Google identificou imagem suspeita Reprodução Internet

Desde o ano passado o Google já utilizava seu escaneamento de imagens para descobrir e lutar contra a pedofília online. Agora, essa procura também é aplicada a e-mails. A polícia de Houston, nos Estados Unidos, recebeu uma dica do Google de que o americano John Henry Skillern estava enviando fotos ilegais de uma jovem menina para um amigo via Gmail, o que levou à prisão do homem de 41 anos de idade.

"Ele estava tentando evitar ser pego, tentando manter a foto em seu e-mail", disse o Detetive David Nettles, da força-tarefa de crimes contra crianças na internet de Houston. "Eu não posso ver essa informação, eu não posso ver essa foto, mas o Google pode." Skillern já havia sido preso por abusar sexualmente de um menino de oito anos de idade em 1994.

Não estava claro que o escaneamento do Google se extendia a e-mails, nem que a empresa tinha esse tipo de acesso dentro das contas dos usuários, mas não é uma grande surpresa. Como aponta o Engadget, uma atualização nos termos de serviço feita em abril indicava que a gigante de pesquisas estaria analisando o Gmail para questões de segurança e propagandas direcionadas.

COMENTÁRIOS dos leitores