Urnas estão blindadas contra hackers, garante TSE

De acordo com com o TSE, todos os testes realizados indicam a segurança das urnas

sab, 04/10/2014 - 15:39
Nelson Jr./ASICS/TSE Neste domingo (5), quase 141 milhões de brasileiros irão às urnas votar Nelson Jr./ASICS/TSE

O software utilizado nas eleições é seguro e foi preparado para evitar qualquer ação externa de hackers, garantiu o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, neste sábado (4), véspera do pleito.

A declaração foi feita em Brasília, depois da verificação do sistema de totalização de votos distribuídos aos 26 estados e no Distrito Federal. O procedimento é o último passo de segurança da Justiça Eleitoral antes das eleições.

O objetivo dessa verificação é confirmar se a assinatura digital do programa receptor de arquivos de urna é a mesma feita na lacração do sistema. De acordo com técnicos da Corte, todas as análises confirmaram a assinatura e segurança do sistema.

Esse mesmo software, antes de ser lacrado e distribuído para os tribunais regionais eleitorais passa por um período de auditoria que ocorreu entre 26 de agosto e 4 de setembro.Nessa fase, os partidos que estão na disputa eleitoral, por exemplo, checam o software e avalizam a lacração.

Neste domingo (5), quase 141 milhões de brasileiros escolherão seus candidatos à Presidência da República, governadores, senadores e deputados, a partir das 8h, em todo o País. As votações serão encerradas às 17h, horário local. Responsáveis pela área de tecnologia do TSE afirmam que a totalização e divulgação dos resultados serão feitas no mesmo dia.

COMENTÁRIOS dos leitores