Google planeja usar nanotecnologia para combater doenças

Empresa quer descobrir a presença de câncer através de nanopartículas

por Guilherme Jacobs ter, 28/10/2014 - 17:54
Divulgação

O Google está de olho em usar nanotecnologia para combater doenças. Andrew Conrad, chefe do time de Ciências da Vida no Google X, laboratório sigiloso da empresa responsável por, entre outas coisas, carros autônomos e balões que transitem internet, comentou sobre o assunto na WSJD Live, uma conferência realizada pelo The Wall Street Journal. 

O projeto atual do laboratório envolve usar nanopartículas para patrulhar o corpo humano em busca de sinais indicando a presença de doenças, como câncer. As particulas teriam um milésimo do tamanho de uma célula sanguínea, seriam construídas para se conectar a células e proteínas, e então analisá-las, dando o resultado para um médico. Ainda é necessário descobrir que tipo de equipamento é o ideal para usar nisto, e como construir um gadget vestível - responsável por atrair as nanopartículas de volta para computar o resultado - com bateria que dure bastante.

Conrad também comentou sobre as questões de privacidade, afirmando que o Google não iria ser o responsável direto pela coleta e armazenamento dos dados de sáude. A empresa pretende licenciar a tecnologia para terceiros. 

COMENTÁRIOS dos leitores