Primeira grande ameaça para iOS é detectada
Propagação do malware se dá através de aplicativos infectados, que foram, por sua vez, baixados para os computadores Mac
A rede Palo Alto Networks diz ter descoberto uma nova família de malware que pode infectar sistemas operacionais OS X (Macs) e iOS (iPhones, iPods e iPads) da Apple. Batizado como WireLurker, a ameaça pode instalar aplicativos de terceiros em dispositivos infectados, mesmo que eles não possuam jailbreak.
A propagação do malware se dá através de aplicativos infectados, que foram, por sua vez, baixados para os computadores Mac. Ao conectar um iPod, iPhone ou iPad na máquina, o usuário é infectado.
Segundo a empresa, mais de 400 aplicativos infectados foram baixados mais de 350 mil vezes até agora.
Ainda de acordo com a Palo Alto Networks, indícios apontam que os ataques são originados da China e têm afetado, principalmente, usuários residentes do país.
O malware representa a primeira grande ameaça para a segurança do iOS, segundo a Palo Alto. “Ele está sob ativo desenvolvimento e o objetivo final de seus criadores ainda não está claro”, afirma o relatório.
A Palo Alto Networks afirma ter notificado a Apple sobre o malware. No entanto, a empresa não se posicionou sobre o caso até então.