Google revelará profundezas do mar de Fernando de Noronha

Será possível visitar, através do Street View, o universo marinho do Arquipélago

por Nathália Guimarães ter, 25/11/2014 - 10:22
Divulgação/Catlin Seaview Survey Tartaruga-de-pente é fotografada pelas lentes do Google em Fernando de Noronha Divulgação/Catlin Seaview Survey

O Google Maps, em breve, vai disponibilizar aos internautas um passeio virtual pelo universo marítimo do Arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a 543 km do Recife. Mergulhadores estão captando imagens com câmeras fotográficas especiais para construir um mapa digital da biodiversidade aquática da Ilha.

Até agora, já foram mapeados 50 km a pé e 6 km embaixo d'água, ao longo de 12 dias, em Fernando de Noronha e no Atol das Rocas (reserva ecológica próxima).

O mapeamento digital só foi possível graças a uma parceria firmada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por administrar os parques nacionais, e o Google.

De acordo com o projeto da Google responsável pela captação das imagens, o Catlin Seaview, o material carregado pelos mergulhadores já registraram inúmeros tubarões-limão, tubarões-lixa e tartarugas marinhas.

O projeto de mapeamento já ocorreu também em reservas ambientais subaquáticas da Flórida (Estados Unidos) e da Austrália.

COMENTÁRIOS dos leitores