Golpe na web usa a morte de “Chaves” para espalhar vírus

Campanha maliciosa se espalha através do Twitter

por Nathália Guimarães ter, 02/12/2014 - 08:24
Divulgação Roberto Bolaños, conhecido por interpretar os personagens Chapolin e Chaves, morreu na última sexta-feira (28) Divulgação
Reprodução Tuíte malicioso convida usuários a clicar no link para obter mais informações sobre a morte do comediante mexicano Reprodução

A morte do comediante mexicano Roberto Bolaños, conhecido por interpretar os personagens Chapolin e Chaves, está sendo utilizada por cribercriminosos para infectar usuários desavisados. De acordo com um alerta emitido pela Kaspersky Lab, mensagens no Twitter prometendo informações adicionais sobre o falecimento do ator são utilizadas como canais para aplicar golpes financeiros.

Ao clicar no tuíte, o usuário é redirecionado para um programa de adware que automaticamente mostra anúncios. Segundo a Kaspersky, o internauta recebe conteúdos diferentes de acordo com sua localização geográfica. Em alguns casos, um programa de código potencialmente malicioso é baixado automaticamente na máquina da vítima.

Por enquanto, a mensagem foi detectada somente no Twitter e em inglês. No entanto, a Kaspersky prevê que nos próximos dias ela se transmitirá por outras redes sociais e em outros idiomas.

“Além disso, não há duvidas de que outros tipos de malware, como trojans bancários, se propaguem por meio deste ataque, já que o tema tem atraído interesse, não somente na América Latina, mas em nível mundial”, alerta o diretor da Equipe de Investigação e Análises para América Latina da Kaspersky Lab, Dmitry Bestuzhev.

Para se proteger, o internauta deve evitar clicar em links ou imagens relacionados a notícias sensacionalistas, especialmente em redes sociais.

COMENTÁRIOS dos leitores